was successfully added to your cart.

Carrinho

O momento político na ATER e na Pesquisa Pública no Espírito Santo

Por 28 de março de 2022Assuntos Gerais, Coluna dos Associados

Militância em sua Defesa e em seu Fortalecimento

* texto de Adolfo Brás Sunderhus (Engenheiro agrônomo, extensionista rural aposentado do Incaper, operário da terra).

Os movimentos políticos em defesa da Assistência Técnica da Extensão Rural, da Pesquisa Pública oficial estadual e da Agricultura Familiar são ações que fazem parte da vida dos/as servidores/as do Incaper. Pensar em suas defesas e nos seus fortalecimentos, enquanto políticas públicas, por si só é um ato político, de resistência e revolucionário.

A ATER nos permite conversar com agricultores/as, com os/as jovens rurais e com suas organizações de representação. Discutir e construir novas formas de produção, pensar na diversificação, e se encantar e entender a importância da diversidade, da pluriatividade e da multifuncionalidade da unidade de produção familiar. Sem dúvida é uma ação política e transformadora.

Esta é a caminhada dos/as servidores/as públicos/as do Incaper, uma ação política. E como toda ação política nos traz aprendizado. Certamente, todos/as aprendemos muito com a vida na roça e com o dia a dia das famílias dos/as agricultores/as familiares, protagonistas de uma agricultura inteligente e para a vida, no Espírito Santo – e que em pequenas distâncias apresenta importantes ambientes produtivos e ricos ecossistemas.

Aprendemos a ver a roça como um mundo esculpido, talhado, pintado e bordado por mãos mágicas de mulheres e homens que moldam o destino desta gente, de sua terra e de suas vidas; por trilhas onde estão presentes o trabalho diário da família, a riqueza da sua cultura e do seu saber, a sua experiência, o seu talento, a convivência familiar e comunitária, o seu espírito de solidariedade e a sua fé.

Essa rica formação teórica, prática, política e de convivência social permite e qualifica a cada um/a, servidor/a do Incaper, a fortalecer o movimento em defesa da ATER, da Pesquisa Pública e da Agricultura Familiar. Mas ainda é pouco. E digo pouco porque esse sentimento e essa dedicação nunca se apagam. Estar presente em todo movimento político pela defesa e pelo fortalecimento da Agricultura Familiar e pela valorização da Extensão Rural e da Pesquisa Pública e de seus/suas servidores/as é o nosso dia a dia, estejamos onde estivermos.

Essa determinação não nos deixa ir para outro lugar; este é o nosso assento. Estar sempre presente neste meio de conturbações e fortes contradições políticas fortalece o nosso olhar diante da realidade que afeta e quer destruir esta importante política pública. Nossa coletividade e unidade estão sendo colocadas à prova, estão ameaçadas. E, por isso, todos e todas devemos participar deste momento.

Nos últimos três (03) anos passamos por sofrimento, renúncia e ameaça. Mas também vivemos a alegria do fortalecimento de nossa unidade, o apoio, a solidariedade e o comprometimento de cada um e de cada uma, com todos e todas.

Militar em um movimento social e político como o da ASSIN e do Sindipúblicos deixa uma marca e um forte significado: o de renascer a certeza de nunca estar ausente em nosso compromisso pela defesa da política pública da ATER, da Pesquisa Pública e da Agricultura Familiar e Camponesa de nosso Estado.

Esta defesa é uma ação política, revolucionaria e transformadora, para todos e todas, da roça e da cidade.

 

Deixar um Comentário