was successfully added to your cart.

Carrinho

Nota Pública: sobre a saída da ASSIN da Comissão do Concurso

Por 25 de março de 2022Assuntos Gerais

Considerando, de um lado, a fragilidade institucional e o sucateamento que o Incaper passa há vários anos e, de outro, a importância da realização do concurso público que possibilita uma sobrevida ao Instituto, a ASSIN considerou fundamental a sua participação na Comissão instituída para tratar as questões relativas ao concurso, muito embora a Associação não tivesse sido incluída desde o início dos trabalhos. Mesmo assim, participamos de algumas reuniões e que, devemos considerar, está sendo conduzida com muito profissionalismo, do ponto de vista administrativo.

Entretanto, quando chegou o momento de tratar da localização das vagas para a ATER, a ASSIN teve conhecimento dessa questão apenas quando ela já estava pronta. Mesmo assim, a Associação apresentou uma contra proposta a partir do que foi apresentado, sendo admitida que se tratavam de “valiosas contribuições”, mas que não seriam atendidas. Pleiteamos junto aos técnicos que elaboram a proposta, junto à diretoria e, por último, junto à Comissão do Concurso. Em todas as três instâncias não houve, sequer, a possibilidade de avaliar a proposta da ASSIN nem de se chegar a uma proposta mais equilibrada para ambas as partes.

A proposta da Associação pressupõe levar em consideração os princípios da PNATER e a defesa de temas contemporâneos, a exemplos da comercialização bem como da disponibilidade de cargos para tratar de políticas públicas, no âmbito estadual e regional, e também de garantir a multidisciplinaridade, muito necessária para um bom desempenho dos serviços de ATER.

Essas são premissas básicas de uma nova ATER e que é defendida em todo território nacional, por várias organizações, como é o caso da Faser. Para a ASSIN, trata-se de um compromisso público assumido com os/as agricultores/as familiares capixabas e que são princípios norteadores da nossa Associação.

Por isso, diante do exposto, a ASSIN solicita a sua retirada oficial da composição da Comissão, uma vez que não seremos co-autores de um processo que não faz avançar a ATER Pública no Estado do Espírito Santo.

 

Deixar um Comentário