was successfully added to your cart.

Carrinho

Reunião da FASER debate a importância da Extensão Rural pública para a sociedade

Por 9 de abril de 2024Assuntos Gerais, Sem categoria

O presidente da Assin, Luiz Bricalli, está em Florianópolis participando da Reunião Ordinária da Faser, onde serão debatidos assuntos importantes ligados à extensão rural e ao serviço público.

O evento, que começou nesta terça-feira (09) e segue até o dia 11 de abril, reúne extensionistas de todo o Brasil para traçar estratégias para a Semana de Paralisação dos Serviços de Extensão Rural do país. O ato faz parte da Campanha Nacional pela Valorização da Extensão Rural Pública e Governamental.

“Nosso objetivo é mostrar para a sociedade a importância deste serviço público, uma vez que é com a contribuição do dia a dia dos extensionistas que a comida de qualidade chega à mesa dos brasileiros” ressalta Bricalli.

Campanha Nacional pela Valorização da Extensão Rural Pública e Governamental

Diante do cenário de sucateamento das empresas públicas e autarquias prestadoras da política de extensão rural, e da crescente desvalorização dos trabalhadores e trabalhadoras relatados pela maioria das entidades filiadas à Faser, a Campanha Nacional pela Valorização da Extensão Rural Pública e Governamental tem como objetivo chamar atenção para a importância desse serviço para toda a sociedade e, também, denunciar o desmantelamento do serviço de Extensão Rural. 

Além dos baixos investimentos para a extensão rural e pesquisa, a sobrecarga no trabalho e a falta de condições estruturais para a realização dos serviços, os extensionistas também se queixam da desvalorização salarial. 

“A extensão rural é quem lida diretamente com os agricultores, no campo. Então a desvalorização profissional, afeta diretamente os pequenos agricultores, ou seja, sem a extensão rural, toda a cadeia produtiva é comprometida, do campo à mesa do consumidor”, afirma Bricalli.

Entenda o que defende a Campanha:

– O Fortalecimento do Serviço Público de Extensão Rural Oficial, de forma institucionalizada e como política pública de Estado, inclusiva e cidadã, em consonância com a PNATER e o PRONATER.
– A criação de um Sistema Nacional de Extensão Rural voltado à agricultura familiar e camponesa, que centralize a gestão das políticas públicas e a alocação de recursos financeiros permanentes e compulsórios, através de um fundo nacional de Extensão Rural com controle social na esfera municipal, estadual e federal.
– Extensão Rural voltada ao entendimento e para a produção de alimentos saudáveis e que promova uma maior resiliência nos sistemas agroalimentares para enfrentamento das mudanças climáticas, com ênfase a agroecologia, produção orgânica e extrativismo sustentável. 
– A orientação das ações da Pesquisa Agropecuária Pública para as tecnologias sustentáveis, participativas e apropriadas, à exemplo das tecnologias sociais. 
– A realização de concursos públicos externos para renovação e recomposição de pessoal, onde seja observada o equilíbrio entre a área econômica, social ambiental e administrativa. 

Qual a importância do investimento governamental nas empresas de ATER pública?

– Combate às desigualdades e exclusões sociais.
– Redução da pobreza. 
– Aproximação entre produtores e consumidores.
– Produção de alimentos saudáveis e livres de agrotóxicos.
– Promoção do saneamento rural.
– Promoção de saúde.
– Promoção da Agroecologia.
– Geração de serviços, emprego e renda.
– Valorização da pluralidade e multifuncionalidade da unidade familiar.
– Valorização e empoderamento das mulheres rurais jovens rurais.
– Qualificação da discussão da sucessão rural.
– Preservação ambiental para manutenção das gerações presentes e futuras.
– Combate à fome e desnutrição.
– Promoção da resiliência dos sistemas para enfrentamento das urgências climáticas.

Deixar um Comentário