was successfully added to your cart.

Carrinho

Novas histórias para se viver

Estar aposentado não é sinônimo de estar inativo, ou na reserva como alguns falam. Muito pelo contrário, o período de aposentadoria é um momento merecido para se estar ainda mais ativo, próximo a família e se divertir e fazer tudo que sempre sonhou. Afinal, foram muitos anos de luta e de rotina, agora é a hora de apenas relaxar e contar histórias do tempo trabalhado.

É isso que pensa Wenceslau Lamy de Miranda, um dos fundadores da Assin, que se aposentou em 2018, depois de 34 anos de Incaper como extensionista. “Lembro que estive nas primeiras reuniões da Assin e fui também um dos primeiros a aderir ao Plano de Saúde, que estou até hoje. A Associação esteve presente nos principais momentos durante meu trabalho no Incaper e foi decisiva em muitas lutas políticas por direitos”, conta Wenceslau.

A sua participação nas manifestações foi o que mais marcou o seu tempo como servidor e também o reconhecimento pelo seu trabalho. Durante muitos anos, Wenceslau atuou ao lado dos produtores rurais de Santa Teresa e de Santa Maria de Jetibá, na área de avicultura e suinocultura e tem muito orgulho das conquistas que teve ao lado dos produtores e do que construíram juntos. 

“No começo foi muito difícil, porque muitas pessoas dessa região falavam apenas pomerano e eu tinha que ir com um intérprete, mas aos poucos, nós conseguimos nos entender e hoje sou muito grato pela história que fiz na região e pelo reconhecimento do nosso trabalho”, lembra. 

Mas o tempo de aposentadoria também foi bem animado. Logo que se aposentou, Wenceslau e a esposa fizeram diversas viagens de motocicleta por quase todo o Brasil. “Foi uma aventura, daria para escrever um livro sobre tudo que vivemos”. 

Outro que também está aproveitando a nova fase é Sebastião José Dutra Alves, que trabalhou 40 anos para o Incaper. Hoje, ele tem uma  pequena chácara em Itarana e cuida de árvores frutíferas. Ele conta que no Incaper  já trabalhou em vários setores, mas se aposentou trabalhando na área financeira, na sede, em Vitória. 

“O tempo no Incaper foi muito bom e um momento que marcou muito foi uma viagem que fiz por causa da Associação. Eu era Diretor Financeiro da Assin e participei de um congresso em Caldas Novas, em Goiás”, lembra. Para ele, a associação continua sendo sua ligação com os amigos e com as questões políticas da categoria.  

A missão continua 

Esse também foi o caso da servidora aposentada, Sandra Guimarães Barboza, que fez muitas amizades que permanecem até hoje por causa da união e a assistência da associação. Ela se aposentou em 2012 e está aproveitando o tempo para descansar e cuidar mais da saúde. “Eu gosto muito de ir à igreja e também de pescar e fazer caminhadas ao ar livre”, conta.

A Auxiliar Rural aposentada também lembra que adorava cozinhar durante as festas e lembra dos colegas de trabalho como uma grande família e deixa um recado:“Para quem ainda está desempenhando a sua missão no Incaper eu desejo muita fé, saúde, alegria e persistência para todos.”

Sebastião também aconselha a aproveitar os momentos no Incaper, mas que é preciso ainda mais união de todos para lutar por dias melhores. Wenceslau compartilha da mesma opinião, “o trabalho do extensionista é muito importante para o produtor rural, mas também para toda a sociedade e os servidores do Incaper precisam ser mais valorizados por tudo que contribuímos para o nosso estado crescer e prosperar”. 

Hoje, neste dia Nacional do Aposentado, e em todos os outros dias devemos respeito e valorização a esses trabalhadores que ajudaram na construção da história da Assin e do Incaper.

Deixar um Comentário