was successfully added to your cart.

Carrinho

Rodas de Conversa antecipam 8 de Março e abordam práticas de autocuidado, autonomia e conhecimento sobre o corpo

Por 7 de março de 2024Assuntos Gerais

A manhã desta quinta-feira, dia 07 de março, foi de celebração e muita conscientização durante as Rodas de Conversa Autocuidado e Saúde das Mulheres, realizadas pela Assin e pelo Incaper, e com transmissão pelo canal no YouTube do Instituto. Teve até grupo que organizou café da manhã colaborativo para assistir ao evento.

https://www.youtube.com/watch?v=XbD8I7FUYgc 

Com participação dos diretores presidentes da Assin, Luiz Bricalli, e do Incaper, Franco Fiorot, o evento contou com a organização e condução das diretoras da Associação: Jacinta Cristiana Barbosa, Lenise Lima Rabelo e Aline Marchiori Crespo.

Com foco na saúde integral da mulher, as conversas apresentaram caminhos possíveis para o autocuidado, sempre buscando pelo benefício das mulheres, e para além dos cuidados com a saúde, também se preocupando com seu desenvolvimento e crescimento pessoal, assim como sua maior segurança e proteção.

Num primeiro momento, o movimento foi de convite para as mulheres presentes na live olharem para si mesmas, para suas demandas internas e para os sinais que precisam aprender a identificar em seus corpos. Visando a realização de praticar o exercício do não.

“Assim que identificamos o que não faz bem para nós mesmas, conseguimos começar a dizer não para o que nos ataca, nos fere, nos machuca, nos prejudica. E esse é um primeiro passo para o caminho do empoderamento”, pontua a enfermeira Grazielli Calmon, durante a primeira conversa.

Com o tema “Desafios e potências do nosso corpo físico na promoção da saúde”, a palestra de Calmon foi além de apresentar os cuidados com o corpo e de prevenção. Ela também olhou para os cuidados da mente, do autocontrole, dos limites físicos e verbais que precisam ser trabalhados para que a mulher também alcance sua autonomia.

Caminho também traçado pela química Laura Pacheco, palestrante e mentora de desenvolvimento pessoal. Ao falar sobre “Autocuidado, Saúde Mental e Bem-estar das Mulheres: uma pausa para olharmos para nós mesmas”, ela ainda apresentou uma série de possibilidades que podem ser adicionadas ao dia a dia das mulheres, em busca do autocuidado.

“Saber o que faz bem em você mesma é um grande presente. E construir esse tempo para cuidar de si é o que também garante a força de seguir adiante. O autocuidado tem essa busca pelo bem-estar e pelo controle emocional e mental do nosso corpo”, aponta Pacheco.

Sorteio

Após as falas das palestrantes convidadas, foram realizados os sorteios especiais entre as associadas da Assin, com cinco prêmios de R$ 200. Cada sorteada precisa procurar a diretoria da Associação para conseguir receber sua premiação. São elas: Ana Maria Vieira Mendes Penteado, de Vitória; Ana Paula Pereira de Castro, de Guaçuí, Lenise Lima Rabelo, de Vitória; Sirla Machado Silva, de Linhares; e Priscyla Correia Pereira, de São Mateus.

Avaliação e Certificação.

A diretoria da Assin ainda solicita que as mulheres que participaram da atividade preencham o formulário de avaliação que será enviado mais adiante. E caso tenham interesse em receber um certificado, a proposta é para que seja realizada uma nova atividade, com leitura de um texto e um debate com duração de 1 hora. Interessadas devem procurar as diretoras Cristiana, Aline e Lenise.

Deixar um Comentário