was successfully added to your cart.

Carrinho

Saúde e conscientização no dia Nacional de Combate ao Fumo

Por 29 de agosto de 2016Assuntos Gerais, Saúde

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é uma iniciativa de conscientização sobre as consequências e os malefícios do uso do tabaco. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo e um terço da população mundial adulta é fumante.

A nicotina, substância presente no cigarro e principal causadora da dependência em fumantes, atua no sistema nervoso central como a cocaína, a heroína e o álcool. A diferença é que a nicotina chega ao cérebro muito mais rápido que outras drogas: de 7 a 19 segundos. O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças e é responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doenças do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral.

O tabaco mata mais que o HIV/AIDS, tuberculose, acidentes de trânsito, alcoolismo, drogas ilegais, homicídios, suicídios e malária juntos, sendo responsável por 5,4 milhões de mortes por ano no mundo, segundo dados levantados pela OMS. No Brasil, o câncer de pulmão, causado pelo tabagismo, é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. Além do câncer de pulmão, a hipertensão arterial, aneurismas, trombose vascular, infecções respiratórias, osteoporose; são outras doenças também relacionadas ao tabagismo.

Diante de todas essas informações, estudos, casos e comprovações, evitar o consumo de tabaco e conscientizar-se sobre os malefícios do fumo é ideal para manter uma vida saudável longe dessas doenças.

Deixar um Comentário