was successfully added to your cart.

Carrinho

Por um Estado comprometido com todos e todas

Por 9 de fevereiro de 2022Assuntos Gerais, Coluna dos Associados

Adolfo Brás Sunderhus*

As políticas públicas construídas para alcançar o desenvolvimento sustentável dos povos passam, em sua essência, para termos uma sociedade mais digna e feliz, com menos desigualdades e com oportunidades iguais. E uma sociedade feliz se constrói com um serviço público de qualidade, ofertado pelo Estado a partir da valorização do conjunto de seus/suas servidores/as.

A política pública estatal de ATER e Pesquisa no Espírito Santo passa pelo Incaper e, mais do que isso, tem como responsáveis diretos de sua aplicação os/as extensionistas e pesquisadores/as desta autarquia. Portanto, alcançar excelência nesta ação exige que o poder público estadual, que o governador do Estado, tenha um mínimo de preocupação e de compromisso com a valorização do conjunto de seus/suas servidores/as, através de melhores condições de trabalho, de revisão do Plano de Cargos e Salários, além de melhoria equitativa das condições de crescimento e formação desses/as profissionais.

Nesse sentido, a gestão do governo do Estado do Espírito Santo, a partir da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag) e da diretoria do Incaper, deve assumir o diálogo permanente com esses/as servidores/as e suas organizações de representação, a ASSIN e o SINDIPÚBLICOS, evidenciando a saudável ação de exercitar o papel estratégico de ser parte integrante de um leque de alianças em que prevalece o respeito e o compromisso com o fortalecimento da ATER e da Pesquisa Pública oficial estatal.

O atual momento político impõe e propõe desafios importantes ao Estado: o de adotar a mudança de sua postura e atitude de não dialogo para uma postura e atitude que possa trazer a oportunidade do dialogo crescente com a representação desses/as servidores/as, adotando assim a sábia e humilde transição do “eu” para a construção do “nós”, e do pensar e agir pela individualidade de interesses para construir um interesse coletivo respeitando servidores/as, agricultura familiar e novas complexidades que se fazem presentes nos municípios capixabas, em cada uma de suas comunidades rurais.

Assim será possível construirmos um Estado para o futuro, que se preocupa com o bem estar e com a felicidade de todos e todas.

* Engenheiro agrônomo, servidor público aposentado Incaper

 

Deixar um Comentário