was successfully added to your cart.

Carrinho

Fórum Regional Estadual confirma compromisso da Assin e do Incaper com a valorização do servidor e a agricultura familiar

Por 11 de novembro de 2022Assuntos Gerais, Eventos

O Fórum Regional Estadual, que aconteceu nessa quinta-feira (10), no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Vitória, concluiu as atividades do Seminário “Do Incaper que queremos, ao Incaper que podemos”, uma produção em parceria da Assin com o Incaper.

As atividades do Seminário se iniciaram em outubro, durante os dias 18 e 21, nos quais foram realizados os Fóruns Regionais Norte e Sul, que aconteceram em Ibiraçu e Piúma, respectivamente.  Durante esses 2 encontros, servidoras e servidores participaram de palestras de formação e também se reuniram em Grupos de Trabalhos temáticos para levantarem as principais demandas da categoria e os possíveis caminhos para a construção do futuro do Instituto. 

O Fórum Regional Estadual marcou o encerramento deste ciclo e afirmou o compromisso em efetivar este documento de proposições criado de forma coletiva pelos servidores do Incaper. O evento se iniciou com a fala de parceiros importantes da Assin e do Incaper que compuseram a mesa de abertura. Estiveram presentes o presidente da Assin, Luiz Carlos Leonardi Bricalli, o presidente do Incaper, Lázaro Raslan e representantes da FETAES, do MPA, do MEPES, da UNICAFES, da RUCA e dos mandatos dos Deputados Estaduais Camila Valadão, Iriny Lopes e Helder Salomão. 

O presidente da Assin iniciou as falas da mesa reforçando a importância do tema que norteou os encontros:  “Um repensar da Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária: como promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo na era digital?”. “Estamos em um momento que é preciso avaliar os próximos desafios e demandas da categoria. A agroecologia é o caminho que devemos seguir como eixo central e devemos cada vez mais estar nas bases dialogando e ouvindo, porque a nossa construção deve ser sempre coletiva. Os dois fóruns anteriores foram essenciais para darmos o primeiro passo e temos agora importantes propostas para guiar os nossos caminhos futuros”, disse. 

O presidente do Incaper também apontou em sua fala muitas expectativas para o futuro do Incaper. “Eu vim do extensionismo e sei qual é o Incaper que temos e o que queremos. Já o Incaper que podemos não tem limite se trabalharmos juntos em articulação política. Eu me coloco à disposição para conquistamos isso juntos e o Incaper ser cada vez melhor”. 

Todos e todas presentes na mesa de abertura fizeram falas que reafirmam o seu compromisso e parceria com a Assin e o Incaper e  também com o fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia.

Palestra 

Logo após a mesa de abertura teve início a Palestra “Desenvolvimento Rural para os novos tempos”  com Vanderley Ziger, Presidente da Unicafes Nacional. A palestra abordou temas importantes e o seu foco foi na valorização da agricultura familiar como alternativa às grandes empresas, a monocultura e a exploração do meio ambiente.

Vanderley realçou a importância da organização dos trabalhadores, o estreitamento da relação produção e consumo, a instituição de capital social, criação de novas formas de cooperativismo e sobre a assistência técnica voltar seu foco para sistemas mais sustentáveis de tecnologia específicas para a agricultura familiar e de pequeno porte. 

“A sucessão familiar hoje é uma questão muito importante porque o jovem não quer mais ficar no campo, precisamos oferecer mais oportunidades para que ele queira ficar como educação, mobilidade e reforma agrária”, afirmou Vanderley Ziger. 

A agenda ambiental também foi uma pauta importante. Para Vanderlei é preciso mais fiscalização, mas também a construção de políticas públicas estaduais de incentivo à preservação. “Para produzir e preservar precisamos de políticas públicas integradas e este é o momento para nos organizarmos nesse sentido”.  

Próximos passos 

Para finalizar o Fórum, O presidente Luiz Bricalli apresentou o resultados dos debates e reflexões dos dois primeiros fórum regionais, que elaboraram uma série de propostas para a otimização do instituto e valorização do servidor.

Entre os encaminhamentos gerados pelos GTs estão 5 princípios norteadores. Entre eles, a escolha de gestores e corpo diretivo com critérios que considerem a experiência em gestão, o conhecimento da realidade rural capixaba, a capacidade de diálogo com os atores sociais do campo e conhecimentos técnicos sobre as questões contemporâneas da agricultura familiar, da extensão rural e pesquisa agropecuária.

O segundo é a garantia de Infraestrutura adequada para o desempenho das funções dos servidores (local de trabalho, veículos, combustível e equipamentos de informática. O terceiro é fortalecer a Ater & Pesquisa com ações adequadas à realidade da agricultura familiar e dos assentamentos da reforma agrária, voltadas principalmente para jovens e mulheres do campo, orientada pelos princípios da agroecologia e produção orgânica, considerando as peculiaridades sociais e culturais da agricultura familiar no Estado bem como os desafios impostos pela era digital;

O quarto é garantir que os profissionais a serem aprovados e contratados para as vagas de ATER exerçam as suas funções de acordo com um planejamento que permita a realização de uma extensão rural estratégica, multidisciplinar, plural participativa, diversa, contemporânea, digital, coletiva e que beneficie o atendimento familiar e comunitário. E por último elaborar o organograma do Incaper de acordo com a realidade das demandas contemporâneas da ATER e Pesquisa.

Deixar um Comentário