was successfully added to your cart.

Carrinho

Dica cultural: A última criança na natureza

Por 29 de novembro de 2019Assuntos Gerais, Coluna dos Associados

O nosso colega, servidor do Incaper, José Mauro de Sousa Balbino, nos mandou uma dica cultural para este fim de semana. No texto, logo abaixo, ele nos apresenta o livro “A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza”.

A obra, escrita pelo jornalista americano e fundador do Movimento Criança e Natureza, Richard Louv, foi traduzida recentemente para o português. Um livro escrito em mais de 15 idiomas e publicado em mais de 20 países, e que já ultrapassou 500 mil cópias vendidas. Um sucesso! “Uma obra que pode fazer a diferença na vida das pessoas”, resume Balbino.

Confira a dica e boa leitura!

“O livro ‘A última criança na natureza: resgatando nossas crianças do transtorno do déficit de natureza’, é uma obra que pode fazer a diferença na vida das pessoas, pois resgata algo fundamental para a humanidade, que é a sua relação com o meio ambiente, em particular, com o natural. Nesse contexto, o autor, o jornalista americano Richard Louv , fundador do Movimento Criança e Natureza, inicia com a abordagem acerca da nova relação entre a criança e a natureza e segue explanando sobre o porquê dos jovens (e o resto de nós) precisarmos da natureza.

Recomendo, em especial aos pais e educadores ambientais, que conheçam esta livro ou parte dele, para que possam entender, principalmente, o conceito do que o autor apresenta como Transtorno do Déficit de Natureza (TDN). Com esse termo ele busca chamar a atenção da comunidade internacional para o impacto negativo do pouco contato das crianças com a natureza e o quanto essa conexão contribui para o desenvolvimento delas.

Vale a pena à leitura, pois ao fazê-la encontrarão conteúdos que despertam para novos conhecimentos simples e práticos para o convívio cotidiano com o ambiente natural, além de poder ampliar a percepção do quanto a conexão entre criança e natureza é fundamental para o desenvolvimento da sua saúde emocional, física, social e acadêmica.

Segundo Louv, “A natureza – o sublime, o inclemente e o belo – oferece algo que a rua, a comunidade fechada ou o jogo de computador não têm. A natureza apresenta aos jovens algo muito maior do que eles são e oferece um ambiente onde facilmente contemplam o infinito e a eternidade.”

Para aqueles que queiram informações preliminares sobre o tema e o livro sugiro que assistam à palestra do autor, proferida durante o Seminário Criança e Natureza, que ocorreu em São Paulo, em 2016 – ocasião em que aconteceu, também, o lançamento do livro em português.

Disponível em:

https://int.search.myway.com/search/video.jhtml?enc=0&n=78488e98&p2=%5EUX%5Expv429%5ES25099%5Ebr&pg=video&pn=1&ptb=00E2F09B-1D8C-4475-B258-E0AEB1AAB39B&qs=&searchfor=A+%C3%BAltima+crian%C3%A7a+na+natureza&si=GoogleSearch&ss=sub&st=tab&tpr=sbt&trs=wtt

Boa leitura!”

José Mauro de Sousa Balbino.

 

Deixar um Comentário