was successfully added to your cart.

Carrinho

Assin presente em debate sobre Plano de formação para trabalhadores de ATER

Por 28 de junho de 2018Assuntos Gerais

A Assin esteve representada, na reunião realizada, entre os dias 18 e 21 de junho, na Escola Sindical 7 de Outubro, em Belo Horizonte, que teve como objetivo  discutir e iniciar a criação do Plano Nacional de Formação dos (as) trabalhadores (as) de ATER pelo presidente da associação, Samir Seródio.

No evento estiveram presentes dirigentes de entidades representativas dos trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa Pública e Tecnologia do Setor Público Agrícola de vários estados do Brasil.

Foi consenso entre os dirigentes presentes a necessidade de  preparar os trabalhadores para a formação sindical nas bases e para os enfrentamentos necessários diante do desmonte trabalhista vivido no país.

Para o presidente da Assin, Samir Seródio, é de suma importância uma discussão conjunta e inclusiva da Ater. “O papel da Faser, neste momento, é ouvir os trabalhadores da extensão e pesquisa, os representantes da agricultura familiar, junto com movimentos sociais e criar um plano que alinhe as necessidades dos agricultores e trabalhadores, com foco na qualidade de vida e na agroecologia.”, ressaltou.

O curso para elaborar o Plano de Formação foi proposto  pela Faser  com o objetivo de organizar a formação dos dirigentes e assessores de formação da federação, construindo um espaço para troca de experiências, de forma a pensar o fortalecimento e ampliação da base de representação sindical das suas entidades filiadas, a nível nacional.

Foi deliberado que na capacitação serão organizados vários cursos, entre eles de formação de base, de multiplicadores, de articuladores institucionais e de dirigentes. São cursos que pretendem contribuir dar formação aos trabalhadores agrícolas do Brasil.

 

 

Confira algumas falas realizadas por  representantes dos trabalhadores no curso de formação e disponibilizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Sinter MG).

“Pensarmos uma atividade formativa é extremamente importante para o movimento sindical e para a sobrevivência dos trabalhadores,enquanto classe e de cada um de nós, enquanto cidadãos”.  Adailton Severino de Melo (SINTAPE-PE)

“Criar um plano nacional de Formação é imprescindível para que estejamos preparados para os desafios que se colocam para nós diariamente. É importante lembrar que temos que levar tal formação para fora do ambiente de trabalho. Formar a base é importante, mas com educação social, podemos mudar a situação ameaçadora que se coloca para todos.” Aminadable Silva  (SINTAPE-PE)

“Sempre fui ativista na questão de gênero e a formação sindical me deixou mais empoderada para dar prosseguimento ao trabalho. Vamos buscar trabalhar aqui uma agenda positiva ao longo das discussões, para garantir a construção de um Plano que prepare os trabalhadores e lhes traga consciência do momento desafiador pelo qual estamos passando.” Maria Betânia Costa (SINTER-PB)

“Estamos vivenciando um grave momento de desmonte do serviço público no Brasil e a ATER pública não foge a esta realidade. A elaboração de um Plano formativo dos Trabalhadores, por meio da Faser, com a contribuição de representantes de trabalhadores da extensão rural de vários estados busca promover a consciência crítica dos trabalhadores, empoderando-os para a luta contra a retirada de direitos e para a defesa da ATER pública e de qualidade em nosso País.” Janya Costa – Diretora de Comunicação e Cultura (SINTER-MG)

 

 

 

Deixar um Comentário