was successfully added to your cart.

Carrinho

O futuro deve olhar a instituição pública com respeito, compromisso e compartilhamento de ideias

Por 23 de agosto de 2017Coluna dos Associados

Na recente solenidade de posse do Presidente do INCAPER, o governador Paulo Hartung ressaltou que Marcelo Coelho “irá atuar em área estratégica que desenvolve políticas públicas importantes com grandes impactos sociais”, dos quais “espera trabalhos positivos”.

Em sua fala o Governador mais uma vez mostra sua visão equivocada da agricultura familiar, da ATER e da Pesquisa Pública no Estado, quando se refere que essas “tem um papel social muito relevante”. Não que discordemos de sua fala, mas não o vemos demonstrar e expressar a grandeza produtiva, econômica e de responsabilidade com a produção de alimentos deste setor para sociedade capixaba, como o faz de forma incisiva para com o setor da indústria e das grandes corporações do Estado.

Esquece o governador que o trabalho da Assistência Técnica da Extensão Rural e da Pesquisa Pública é uma política estabelecida nas constituições Federal e Estadual, sendo obrigação do Estado a sua execução com qualidade e em quantidade suficiente. Esquece ainda que a mesma se desenvolve junto às famílias rurais num papel educador, transformador e de organização da produção e do mercado e, sobretudo, que isso só e possível com trabalhadores e trabalhadoras (servidores públicos) que nestes últimos seis anos sequer têm sido pauta da atenção desse citado governante.

Mas o compromisso de nós servidores é muito, muito maior, pois a nossa prioridade é a família rural. Os gestores públicos passam, mas a agricultura familiar e os trabalhadores da ATER e da Pesquisa Pública permanecem unidos, mesmo diante das ações de desmonte, patrocinada por esses gestores públicos. Nosso serviço está há mais de 60 anos contribuindo para o fortalecimento social, produtivo, econômico e ambiental do Estado, seja para as famílias da roça seja para as famílias da cidade, gerando receita e orientando a produção de alimentos para abastecimento interno com segurança alimentar e nutricional a todos e todas, inclusive a eles que nos oprimem.

Como servidor de carreira do Estado no INCAPER e na qualidade de Coordenador Executivo da Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (FASER) ficamos na espera que o atual gestor que tomou posse como Presidente desta Autarquia tenha a devida competência de proporcionar uma gestão compatível com a grandeza e a humildade da mesma e de seus servidores, e que não se esqueça de que esta é uma INSTITUIÇÃO PÚBLICA e que os seus servidores esperam do novo Presidente o devido respeito e compromisso, que até agora não foram observados pelo Governador, pelo Secretário de Estado da Agricultura e pelo gestor anterior do INCAPER.

O governo pode dizer que é um novo tempo, mas o sentimento dos servidores ainda é de descrença, por isso permanecemos ativos e firmes em nossa luta diária para evitar o desmantelamento e sucateamento desta Autarquia, lutando pelos seus direitos e procurando, a todo o custo, proporcionar a ATER a Pesquisa pública que queremos e a Agricultura Familiar e Camponesa que o Estado precisa.

Adolfo Brás Sunderhus é Engenheiro Agrônomo e Coordenador Executivo da FASER

Deixar um Comentário