was successfully added to your cart.

Carrinho

Construção de políticas públicas e marcos legais da extensão rural brasileira – Parte 3

Por 4 de dezembro de 2020Assuntos Gerais, Coluna dos Associados

O CONTEXTO POLÍTICO ATUAL

Vivemos um momento de forte crise no movimento sindical, nas instituições públicas e no governo. Neste mesmo momento, o mundo, toda a sociedade, passa por profundas mudanças que se manifestam em uma constante busca, expressas por pressões sociais, políticas, econômicas e ambientais, questionando conceitos, valores, princípios e paradigmas. Estamos diante de um momento social e político de profundas transformações e do surgimento de micro revoluções que se agigantam em sua complexidade regional, estadual e no país.

O momento exige de cada um/uma dos/das trabalhadores/as da ATER e da Pesquisa pública oficial estadual uma forte reflexão sobre as ações do Estado, dos governantes e dos gestores públicos. Por isso precisamos construir uma visão e uma ação unificada e propositiva pela apresentação e discussão de ideias, como reais protagonistas deste novo momento. A bandeira de luta de todos e todas é aquela de que o serviço de ATER e Pesquisa pública oficial estadual devem fazer parte das ações estratégicas do governo Federal e dos Estados, e deve estar presente, em quantidade e qualidade, no dia a dia do agricultor familiar do Brasil.

O atual momento politico não aponta nesta direção, com raras exceções em alguns Estados e Municípios, por isso precisamos ampliar nossa interlocução critica ao Estado no sentido do seu compromisso com o fortalecimento desta política pública. Mesmo que os atos políticos indiquem que estamos longe deste ideal, não podemos perder este foco e este objetivo, portanto:

  • Estar e ser parte da FASER neste momento político significa o fortalecimento desta luta e desta ação política da Federação. É necessário colocarmos em evidência toda nossa ousadia e nossa capacidade de reagir contra o processo de desmonte e de aniquilamento da ATER e da Pesquisa pública oficial e estadual que se estabeleceu a partir de 2015, com o acentuado declínio das políticas preconizadas pela PNATER e da I e II Conferência Nacional de ATER e dos recursos para Extensão Rural Assistência Técnica e Pesquisa pública agrícola oficial estadual do Brasil.
  • Estar e ser parte da FASER significa entender o todo de seu histórico organizacional e político, bem como a oportunidade atual de estabelecer o diálogo coletivo com o futuro que está posto, e de avaliar e medir o resultado das aspirações surgidas e conquistadas pela Federação e por todas as filiadas, fortalecendo um movimento que mantenha o devido distanciamento político e, ao mesmo, tempo exercitando nosso papel e nosso protagonismo enquanto entidade sindical e associativa; e, sobretudo, na qualidade de trabalhadores/as da ATER e da Pesquisa pública oficial estatal.
  • Estar e ser parte da FASER significa a oportunidade de dar celeridade à execução de um Plano de Trabalho que busque promover os/as trabalhadores/as da ATER e da Pesquisa pública oficial e estadual, reconhecendo-os/as enquanto protagonistas, capazes de fazer a necessária interferência para alcançar a distribuição das riquezas produzidas por eles/elas e por suas entidades públicas, sindicais e associativas, como resposta de enfrentamento ao desmonte que o Estado está propondo para a ATER e a Pesquisa Pública oficial e estadual, assim como para a agricultura familiar no Brasil.
  • Estar e ser parte da FASER significa repudiar todas as falas e alinhamentos políticos que negam o histórico de luta dos/das trabalhadores/as da ATER e Pesquisa pública oficial e estadual por seus direitos sindicais, trabalhistas e previdenciários no Brasil.
  • Estar e ser parte da FASER significa garantir a sobrevivência e sustentabilidade de nossas Organizações Sindicais e Associativas, base da Federação e das Organizações dos/das Agricultores/as Familiares.

CONCLUSÃO DA REFLEXÃO

A união de esforços, a partilha dos resultados, o protagonismo, a participação e a responsabilidade solidária de todos e todas, diante das dificuldades e das oportunidades, fortalece o objetivo central da FASER de debater, refletir, aprofundar e formar conhecimentos, conceitos e valores capazes de gerar trabalho, produção e organização social, sindical e associativa para o fortalecimento da ATER e da Pesquisa pública oficial e estadual.

Esta certeza somente será possível pela ousadia, pela participação e pela capacidade dos/das trabalhadores/as de reagir ao processo de desmonte que a ATER e a Pesquisa pública oficial estadual está sendo submetida, em todo Brasil.

 

Texto produzido por

Adolfo Brás Sunderhus, engenheiro agrônomo, servidor público aposentado do INCAPER e diretor suplente da ASSIN.

Carlos Jose de Carvalho, extensionista do IDR Paraná, da Unidade Regional de Cascavel.

 

Deixar um Comentário