was successfully added to your cart.

Carrinho

Dica da Associada: Série Cooked

Por 11 de agosto de 2017Coluna dos Associados

A Associada Luciana Silvestre Girelli é jornalista e analista de suporte em desenvolvimento rural. Ela trabalha no Departamento de Comunicação e Marketing (DCM), na Sede, e indica para assistir a série Cooked, que está disponível na Netflix, que reflete sobre a alimentação.

Cooked é uma série baseada no livro “Cozinhar, Uma História Natural da Transformação”, de Michael Pollan, que é dividida em quatro episódios: água, terra, fogo e ar. A série traz uma reflexão muito interessante sobre a forma como as sociedades produziram historicamente seus alimentos e como produzem hoje. Como algumas tradições culinárias foram abandonadas em detrimento dos alimentos ultraprocessados.

O que mais gostei na série foi que ela proporciona uma reflexão realmente profunda sobre o tema: não demoniza os alimentos em si pelo simples fato de terem lactose ou glúten e nem critica o consumo de carne por si só. Ela recoloca o centro do debate no modelo de produção dos alimentos hoje, na enorme distância entre consumidores e produtores e no distanciamento da cozinha criado pela nossa rotina de vida. Estamos cada vez mais distantes de preparar nossos alimentos.

Essa reflexão é muito importante para nós que trabalhamos no Incaper, visto que nosso público-alvo são agricultores familiares e uma das formas de encurtar esse distanciamento entre produtores e consumidores é justamente valorizando esse modelo de produção.

 

Deixar um Comentário