was successfully added to your cart.

Carrinho

Nossos indígenas têm mesmo o que comemorar?

Por 19 de abril de 2018Assuntos Gerais

No dia 19 de abril os brasileiros comemoram o Dia do Índio. Hoje (19/04),  conversamos com o cacique  Jonas do Rosário, da Aldeia do Areial , Aracruz (ES), que afirmou que as comemorações do Dia do Índio,  não os desagradam, mas não retratam a situação  em que vivem e muito menos o contexto histórico do seu  povo.

Para ele a data foi criada “pelo homem branco, para o homem branco comemorar”  e está longe de representar  de fato o povo indígena e sua história de lutas. Ele e sua esposa Zilma afirmam que é sempre um prazer receber pessoas de fora, mas que os povos indígenas têm muito mais a protestar do que a comemorar.

“Muitas pessoas  vêm a aldeia  hoje, mas isso não nos acrescenta muito. Precisamos que a lei que assegura nossos direitos seja cumprida em sua totalidade. Não precisamos de favores e sim que a constituição seja cumprida. No momento as únicas pernas que chegam aqui fora das festividades são a do pessoal do Incaper. E mesmo assim, não é em número suficiente para atender as aldeias do Espírito Santo”, ressaltou o cacique Jonas do Rosário.

Deixar um Comentário