was successfully added to your cart.

Carrinho

Dicas de leitura: quatro livros incríveis para ler com as crianças

Por 24 de novembro de 2020Assuntos Gerais, Coluna dos Associados

Pedimos uma indicação de leitura da economista doméstico Cristiana Barbosa, que atua na coordenação do ELDR Anchieta, pelo Incaper. E ela foi tão incrível que resolveu compartilhar conosco a indicação de quatro livros, todos eles voltadas para crianças. Afinal, a paixão por livros pode (e deve) começar ainda cedo, e os pais e as mães são fundamentais no incentivo da leitura junto aos filhos.

O primeiro livro é de Kate Pankhurts, com o título “Grandes mulheres que fizeram a história”. Uma obra, que segundo Cristiana, “contribui para desconstruir uma realidade de submissão, em que as mulheres historicamente têm vivenciado”. Já o livro “O capital para crianças”, uma adaptação do texto de Joan R. Riera, desenvolve de forma lúdica e simples, “sobre a coletividade, sobre a solidariedade humana, na solução dos desafios, na busca dos direitos”, complementa.

E ainda tem mais! O terceiro livro é uma adaptação de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho do livro “Afra e os três lobos guarás”, em que conta uma outra versão da clássica história de Cachinhos Dourados, tendo como protagonista uma menina negra. E o quarto livro se chama “Ulisses no país das maravelhas”, escrito por Egidio Trambaiolli Neto, e “é uma boa opção para desconstruir a educação para masculinidade tóxica”.

Ótimas sugestões! Logo abaixo, Cristiana conta um pouco mais de cada obra. Confira!

Livro: “Grandes mulheres que fizeram história”, de Kate Pankhurts.

“Este livro contribui para desconstruir uma realidade de submissão, em que as mulheres historicamente têm vivenciado.  Ajuda a construir com as crianças uma educação de não violação dos direitos das mulheres. De mostrarmos que as meninas podem e devem ser quem e como elas quiserem ser. É um livro bem didático para desconstruir a lógica machista e preconceituosa em que ainda hoje nós mulheres temos que lidar cotidianamente. Conta como grandes mulheres fizeram histórias, e mostrando o que nossa história nunca conta”.

Livro: “O capital para crianças”, adaptação do texto de Joan R. Riera.

“Achei interessante a forma lúdica e simples de desenvolver, com as crianças, sobre a coletividade, sobre a solidariedade humana na solução dos desafios e na busca dos direitos, negligenciados pelo modo capitalista. De forma simples, mostra o que é mais valia, e como o capitalismo se apropria da nossa vida, do nosso tempo, da nossa força de trabalho. É uma forma de ajudar as crianças a entenderem o real valor das coisas e das pessoas, e de como podemos perceber tudo isso no nosso dia a dia”.

Livro: “Afra e os três lobos guarás”, adaptação de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho.

“Um livro muito oportuno. Mostra que existem meninas negras. Esse livro conta outra versão da clássica história de Cachinhos Dourados. Conta uma versão com animais mais próximo da nossa cultura: o lobo guará; e, sobretudo, mostra o protagonismo de uma menina negra. Dessa forma, ajuda a desenvolver, com as crianças, o respeito às diferenças, o respeito ao outro como ele é, e a valorização das diversidades culturais.”

Livro: “Ulisses no país das maravelhas”, de Egidio Trambaiolli Neto.

“Este é uma boa opção para desconstruir a educação para masculinidade tóxica. O livro traz elementos que nos possibilita mostrar outro lado da masculinidade, apresentando um conto vivido por um menino negro, brasileiro, e que traz aspectos do nosso folclore. Ajuda a construir outro olhar: meninos também podem ser protagonistas num universo das sensibilidades. E o protagonista é um menino negro. Um pertencimento para que outros meninos negros possam se identificar com essa e com outras histórias.”

 

Deixar um Comentário